sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

A Casa Dos Mortos


A casa dos mortos, é o retrato da situação manicomial do nosso país, homens esquecidos nos manicômios judiciários por todos, governo, familia e sociedade são condenados por suas doenças mentais.
O documentário nos mostra é que esses não possuem direito a tratamento a reabilitação social, seus destinos não vão além de recorrentes internações, prisões perpetuas ou quando a dor da invisibilidade não pode ser mais suportada é calada internamente através do suicídio.
Você deve estar pensando como assim prisão perpetua? A Constituição do nosso país não permite, ou mudou alguma coisa?
Você esta certo a nossa Constituição Federal não mudou segundo o "Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:



XLVII - não haverá penas: 
a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX;
b) de caráter perpétuo;
c) de trabalhos forçados;
d) de banimento;
e) cruéis;

Só pode ter uma explicação esqueceram de acrescentar o inciso f) Prisão perpetua, salvo se for portador de doenças mentais é cometer qualquer tipo de infração.
Eu poderia ficar, varias linhas ironizando as leis brasileiras, mais isso não muda a vida do Almerindo, portador de doença mental que aos dezesseis anos atirou uma pedra em um passante e roubou sua bicicleta, que em seguida foi recuperada. Me pergunto e se fosse no lugar do Almerindo um homem qualquer que não possui nenhum tipo de doença mental, acredito que um boletim de ocorrência seria preenchido e no máximo um serviço social prestado a comunidade.
Há, mais o Almerindo é diferente ele foi encaminhado para um manicômio judiciário e está la a mais de trinta anos, para ver se ele aprende a não roubar mais bicicletas, só pode ser por isso, sem nenhum tratamento, sem nenhum laço social , sem identidade, sem vida , porque agora ele decidiu ser outra pessoa ele quer ser o presidente dos Estados Unidos, para vocês verem que nem os ditos loucos querem ser presidente do Brasil. Porque o Almerindo como ele mesmo disse já morreu.
Mais como assim? Que Injustiça, onde está os direitos humanos ? Os Impostos? O Tratamento?
Eu me pergunto onde está você e eu?
Porque achar um culpado é muito fácil, agora admitir que nos somos responsáveis pela exclusão social, incluindo toda a ralé brasileira é difícil.
Porque eles nem fazem parte do nosso cotidiano, quem vai se importar com um doente mental julgado delinquente, ou com morador de rua que provavelmente vai estar drogado e roubando por ai.
Se nos não fazemos nada nem pelas crianças que morrem em milhares todos os dias.
Nos ocupamos o nosso tempo e esforço com educação ou trabalhos que são bem remunerados, enquanto quem faz o trabalho pesado nao é reconhecido e isso não faz parte da corrupção que vemos em nosso governo, isso diz respeito a comos nós vivemos e ao que damos real valor.
Pois investir 0,5% do PIB na ralé é suficiente, pois foi isso que ocorreu na Gestão do Atual Governo.
Mais enquanto , você esta ai pensativo ou não, existem outros quatro mil e quinhetos Almerindos dentro da Casa Dos Mortos no nosso Brasil.









                                                                                                           Juliane Alves








Nenhum comentário:

Postar um comentário