quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

O PAPEL DA FAMÍLIA NO TRATAMENTO DO DOENTE MENTAL

A todo o momento o ser humano é cobrado e influenciado pelo meio em que vive, é este meio também determina como ele deve agir, pensar e se comportar. Se ele fugir as normas sociais consequentemente será punido pela sociedade, com isso a todo o momento o ser humano é vigiado pela sociedade e por ele mesmo, sendo assim o nível de estresse ao qual ele é submetido todos os dias é alto e sair do “normal” para a “loucura” é um risco, porem nem mesmo na condição de doente mental o individuo se livra da cobrança e do julgamento social, e como não pode mais obedecer as regras sociais é excluído do convívio com a sociedade.
O apoio familiar é muito importante na prevenção da doença mental e é ainda mais importante no tratamento, porém esse papel da família no tratamento do doente mental não é fácil, pois vários são os sentimentos que ela pode apresentar diante dessa situação, tais como culpa, preconceito e incapacidade. Alem do preconceito que o doente mental sofre da sociedade, ele também é submetido ao preconceito da família, pois esta muitas vezes se envergonha da sociedade por não ter conseguido formar um individuo saudável e preparado para cumprir com suas obrigações sociais.
Não é possível entender essas famílias nem tão pouco julgá-las, pois também são vítimas da sociedade assim como os doentes mentais, mas é possível reconhecer a importância dela na vida de qualquer ser humano.
                                                                                                                              JANETE

Um comentário:

  1. E necessario que esse conhecimento seja divulgado para todos os sujeitos alvo de seu cuidado,gostei muito

    ResponderExcluir